Ana Filipa Fonseca Menina tem 24 anos de idade, é natural de Esposende, mas reside em Apúlia. Começou a cantar aos 15 anos em karaokes, tendo-se desde logo evidenciado, arrecadando vários prémios. O gosto pelo fado surgiu um pouco mais tarde, quando Filipa Menina assistiu a um espectáculo de fado, em Esposende.
Começou então a participar nos ensaios do Grupo de Fados de Esposende, tendo participado em vários espectáculos. Contudo, a verdadeira paixão por este género musical despertou aos 17 anos, num espectáculo da fadista Eliana Castro, numa casa de fados de Barcelos.
A fadista tornou-se então a sua madrinha artística, com Filipa Menina a acompanhá-la em diversos espectáculos. Com a morte da fadista, uns anos mais tarde, Filipa fez um interregno na sua “carreira”, contudo o amor pelo fado falou mais alto e voltou aos palcos.
“O fado faz- me rir, chorar, é a única música que me deixa com os sentimentos à flor da pele, logo cantarei até que a voz me doa', refere a jovem fadista esposendense”.