A primeira vez que fui a uma Noite de Fados na Alemanha foi em 2013 e foi em Paderborn. Senti-me logo em Portugal! Havia muitos portugueses e fiquei surpreendida por haver tantos alemães (e ainda algumas pessoas de outras etnias)!
Era-nos dada a oportunidade de degustar de diversos tipos de comida típica portuguesa, bem como de consumir bebidas portuguesas. Quando entrei na sala, fui confrontada com um ambiente extremamente acolhedor e que também tinha um “cheirinho” a Portugal.Adorei todas as atuações dos/das fadistas, mas o que mais me impressionou foi o facto de ter havido espetadores do público alemao que pediam por tudo para que se cantasse “Uma Casa Portuguesa“... Foi simplesmente arrepiante e deveras magnífico ter ouvido alemães e portugueses a cantar “Uma Casa Portuguesa“, só visto!
Fiquei arrepiada quando ouvi alemães a cantar o Fado
Não posso deixar de louvar o facto de haver pessoas que dão tanto do seu tempo e o investem para que possa haver iniciativas deste tipo! Bem-hajam Lusitanos de Paderborn!
“Eu já frequento estas Noites de Fado há mais de 10 anos. Adoro o nosso Fado! Estas Noites de Fado representam para mim uma oportunidade de matar um pouquinho a saudade de Portugal. Gosto muito de ouvir cantar o Fado e aproveito estas noites para ver os fadistas que conheco da televisao portuguesa ao vivo!
Acho fantástico podermos também conversar com os fadistas e de adquirir os seus Cds autografados no final da Noite.
São noites que trazem Portugal até à Alemanha
Para o ano, lá estarei! ”
“Sou espetadora assídua das Noites de Fado desde o seu início e sou alemã. Como gostei muito de ouvir cantar o Fado, quis saber mais sobra a cultura portuguesa e decidi passar férias em Portugal. Adoro Portugal, os portugueses e a música portuguesa, principalmente o Fado. ”
Visitei Portugal por causa das Noites de Fado